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CAPA

Objetivo

Capacitar os participantes para identificar, quantificar, qualificar problemas e não conformidades, diagnosticando a(s) causa(s) raiz(es) e controlando esses problemas a fim de evitar reincidência; utilizando um método estruturado de análise e solução de problemas.

Visão geral do conteúdo programático

Vocabulário e Definições da ISO 9000.
ISO 9001:2008 Interpretação dos requisitos: 8.5 – Melhoria Contínua, 8.5.2 – Ação Corretiva e 8.5.3 – Ação Preventiva.
ISO 14001:2004 – Interpretação do requisito: 4.5 – Não conformidade, ação corretiva e preventiva.
Conceitos de Disposição (Correção) e Ação Corretiva e Preventiva.
Ferramentas da Qualidade: Diagrama de Causa e Efeito, Brainstorming, Diagrama de Pareto e o Método 5W 1H.
Exercícios práticos.
Como redigir e interpretar um relatório de não conformidade através da observação, atribuição e explicação.
Exercício e apresentação de relatórios de não conformidade e fechamento das mesmas, com ações corretivas.

Carga horária

16 horas.

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